sábado, 9 de outubro de 2010

PORTUGAL

Lisboa

Logo que cheguei a Lisboa, no dia 28/09, ainda era noite. Não tive problema alguma ao passar no controle de imigração, até vi algumas pessoas tendo que responder várias perguntas, mas para mim apenas me pediram o passaporte e o carimbaram. Claro, revistaram minha bagagem, mas tudo tranquilo.

Peguei um ônibus em direção a casa do meu CouchSurfing host, o Francisco. Foi fácil achar o bairro da Alfama, e foi lindo ver o sol nascendo no Tejo. Até então, não tinha máquina fotográfica para registrar. Impressionante como não vi quase niguém nas ruas nem no ônbus. No Brasil, ao amanhecer de um dia de semana, a cidade já estaria fervendo.

Fui muito bem recebido na Travessa dos Remédios, número 5, muito próximo a Estação de Comboio e Metro de Santa Apolónia. O Francisco e o César, colega de casa dele, são muito queridos e gente boa. Tem duas gatinhas, Tejo e Pistacho!



Travessa dos Remédios, número 5


Estação de Combios Santa Apólonia

Depois de descarregar, o Francisco me levou para andar um pouco aos arredores. Fomos na – nome da praça em frente ao Tejo – e ao Chiado, onde tomamos café no “A Brasileira” que tem uma estátua de ferro de Fernando Pessoa.

Andamos mais, comprei minha máquina fotográfica nos Armazéns do Chiado e vim para casa, dormir muito. Acordei no final da tarde, e fiquei repousando, o voo foi muito cansativo.

Na quarta-feira encontrei a Bel em frente à Sé com os pais dela, que vieram visitá-la na Europa. Almoçamos juntos e logo eles foram descansar dos seus voos também.

No final da tarde, eu e a Bel fomos no bairro Alto. Conhecemos uma loja de vinis maravilhosa, Vinil Experience, tomamos uma cerveja Imperial, jantamos e fomos ao Weekly Meeting do Couch Surfing, no Elevador Amarelo, na rua onde tem aquele elétrico/bondinho que parece uma discoball.


Bel, eu e o bondinho discoball


Tomando um café com Fernando Pessoa

No dia seguinte, me desencontrei da Bel, fiquei em casa fazendo couch requests para Madrid, próxima parada. À noite, encontrei alguns CSers e fomos a um jantar vegan no bairro Anjos. Conheci Klaudina e Kuba, da Polônia e o André, aqui de Portugal. Incrível como conversar com eles naquele lugar foi gratificante. Estou me sentindo muito feliz aqui em Lisboa.

Logo, cada um tomou seu rumo. Eu, a caminho de casa, encontro pessoas alcoolizadas no metrô e resolvo juntar-me a eles. Me receberam com um pouco de receio, mas ainda sim alcoolizados. Eles estavam indo ao bairro Alto. Lá, tomamos uns drinks, conversamos, conheci mais pessoas aleatorias. Decidiram ir ao Music Box, perto dalí, no caminho até encontrei duas pessoas de Florianópolis, um deles era ator da peça “Vermelho Vermelho.” No Music Box, tendo sido avisado pelas pessoas certas, falava-se um password e não se pagava entrada. Entrei, tomei um drink, dancei um pouco. A música era algo como um electro house maluco, gostei! Não fiquei muito tempo, fui para casa andando. Incrível como as ruas de Lisboa são seguras.

Na sexta-feira acordei tarde por causa da última noite intensa, almocei e fui andar! Tentei contactar a Bel, não consegui. Mas falei com a Mila, que está morando em Castelo Branco, creio que ela venha para Lisboa amanhã.

No caminho para casa, parei na rua Cruzes da Sé, ao lado da mesmo, no Bar Cruzes Credo. O sandwich vegetariano deles é divino e vem acompanhado de batatas assadas e uma salada com creme de beterraba, SO GOOD!

Na sexta-feira encontrei o André Parente que conheci no jantar vegan no bairro Anjos! A princípio não encontrei ele , logo encontrei seus amigos e ficamos a beber no Indie Rock Bar, na Travessa dos Inglesinhos, música boa, público interessante também.


Sintra

No sábado encontrei a Bel e sua família para irmos para Sintra, onde há palácios e castelos onde moravam as famílias reais nos últimos séculos.

Pegamos um trem, comboio, na estação do Rossio em Lisboa. Passamos em vários outras subestações e logo chegamos a Sintra, dentro de 40 minutos. Andamos por um período, depois pegamos um ônibus. A cidade é linda, os castelos são impressionantes! Lugares muito altos! E muito extravagantes! Primeiro visitamos o Castelo dos Mouros, construído no século IX, e logo o Palácio de Pena, mais recente. No segundo, há a parte interna para visita, onde mostram os aposentos reais e as mais incríveis salas e quartos. Não se podia tirar fotos da parte de dentro, mas da externa sim, o que já valeu muito, como podem observar.


Lisboa

A noite de sábado foi incrível, assim como o dia todo. Vimos apresentações na praça Dom Pedro I, com um grupo circense-folclórico, muito interessante, como podem ver no vídeo.

Logo, na praça do comércio em frente ao Tejo houve uma projeção nas paredes do Arco principal, fazendo uso de sua estrutura a favor da projeção, contando muito da história dos 100 anos da República em Portugal, comemorada neste dia 5 de Outubro de 2010. Foi lindo e muito emocionante! Senti realmente o peso de toda história desse país.

Depois eu e a Bel fomos para o Bairro Alto, onde ficam a maioria dos bares e festas noturnas da cidade. Fomos ao Berlin Bar, na Rua do Diário de Notícias, onde houve a festa Wonderland, tocando muito 60's, Twist e afins. It was heaven.


Heading South

No domingo a noite encontrei meus caroneiros em potencial, no Bar Chapitô, na Rua da Costa do Castelo, perto do Castelo de São Jorge. O lugar tem uma vista incrível para o Tejo e a ponte. Conversamos, Alan e Gonza são dois argentinos, viajando pela Europa e logo vão para a Índia. Fiquei um pouco nostálgico em deixar a casa do Francisco e do César, mas cedo ou tarde teria que o fazer. Encontrei os argentinos e o Manu, um francês que nos acompanha, na segunda-feira ao meio-dia. Dirigimos até Belém, de onde as naus saíam para explorar os mares, como a de Vasco da Gama. Logo fomos à Boca do Inferno, Cascais e ao Cabo da Roca, lugar mais a Oeste da Europa. Há vários rochedos, como o nome indica, paisagem incrível! Resolver fazer uma trilha até a beira do mar, dentre as rochas. A princípio era fácil, apenas alto, o que dava um pouco de medo. Chegamos a tempo do entardecer, onde vi meu primeiro pôr-do-sol no mar, e que experiência louca.

A escalada de volta foi mais fácil do que a descida, embora já estivesse escurecendo.

Fomos a procura de comida, na cidade de Colares, onde achamos um bar simpático que o dono era da Romênia e nos serviu algumas cervejas, em troca de uma conversa onde se falava francês, inglês, espanhol, português de Portugal e do Brasil. Fiquei confuso em alguns momentos mas foi divertido. Dormimos em Praia Grande, perto de Sintra.


Seguimos para o Sul na terça-feira, em busca da Praia de Arrifanas, perto de Aljezur, no Algarve. Dirigimos o dia todo, e a noite, chegamos em Arrifanas, mas não havia onde dormir, então fomos até a Praia de Monte Clérigo, também em Aljezur. A jornada foi muito longa, mas as estradas de Portugal são muito bonitas, a paisagem muda o tempo todo, tem uma atmosfera muito diferente.

Passamos grande parte do dia em Monte Clérigo e logo fomos em direção mais ao Sul, para a cidade de Carrapateiras, onde ficamos na Praia da Beirada. O lugar é impressionante, a orla é enorme e muito linda. Fizemos uma fogueira e jantamos nossos tão preciosos sanduíches, com vinho Português. Foi incrível, a fogueira estava linda, e também o céu.

No outro dia, fomos para Sagres, e para Lagos. A noite, tomamos nosso rumo para Madrid!


Fotos da parte urbana e real da viagem em Portugal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário