domingo, 21 de novembro de 2010

Glasgow, Escócia

Saí de Dublin às 3 da madrugada, cheguei ao norte da Irlanda, Belfast, no começo da manhã. Peguei o ônibus lá pelas onze da manhã, o qual me levou até o Ferry, como uma balsa gigante com várias salas com restaurantes, jogos, filmes. Como a que eu peguei para ir do UK para Irlanda, mas dessa vez a labirintite colaborou um pouco mais comigo.
Cheguei em Glasgow na Escócia às 17h, início da noite já. Caminhei na chuva em busca da Elderslie Street, casa da Rosa Elswood, que me hospedou por duas noites. Interessante contar como conheci ela: estávamos eu e Laísa indo para o aeroporto do RJ depois de termos nossos vistos negados pelo UK Border Agency. No shuttle conhecemos a Rosa, meio perdida por estar dormindo no ônibus, não sabia onde estava. Conversamos com ela por 15 minutos, trocamos facebooks e cada um seguiu seu rumo. Quando soube que estava indo pra Escócia, falei com ela e ela me ofereceu hospedagem!
Chegando lá fui muito bem recebido. Ela estava com uma amiga fazendo biscoitos em forma de caveiras e ossos para o Día de los Muertos. Ela estuda a língua, literatura e história hispânica e estava organizando uma sessão de filme Mexicano para a Sociedade Hispânica da University of Glasgow que ela participa. Conheci mais três amigos dela naquela noite, chegaram, ajudaram a fazer os biscoitos e depois fizemos um jantar vegetariano delicioso, acompanhado de vinho.
Adorei a Rosa e o clima da cidade. Não sabia o que esperar, mas a cidade é grande e passa uma sensação mais Londrina. Senti que em Dublin havia um marasmo, a cidade era menor mesmo.
No próximo dia andei pela cidade, por algumas lojas incríveis, prédios muito típicos e um parque lindo. Na noite, encontrei a Rosa e fomos para a noite de filme mexicano na Universidade, e levamos os biscoitos! O filme era A Espinha do Diabo, já havia assistido mas sempre gosto de ver um filme mais de uma, duas vezes. As pessoas gostaram do filme e dos biscoitos malucos.
Depois fomos eu e Rosa pra casa dela, fazer jantar. Preparamos um Haggis, que é um prato típico da Escócia, que era feito com carne de ovelha a princípio, mas a receita vegetariana é divina, e a fizemos, com um vinho. Ela me mostrou algumas músicas escocesas com poemas do Robert Burns cantados ao mesmo tempo e depois algumas bandas legais do país.
No próximo dia fiquei na Biblioteca perto da casa, lendo e resolvendo os pepinos bancários, Visa Travel Money maldito! Haha
Fui para um hostel depois das duas noites na casa da Rosa. Fui muito bem recebido por um cara da República Tcheca que estava na Escócia há duas semanas tentando uma vida melhor. Conversamos muito, ele estava no mesmo quarto que o meu. O dono do hostel também era muito gente boa, me convidava sempre para um chá ou vinho.
Andei bastante pela cidade, observando as pessoas, a arquitetura e as expressões artísticas. Descobri um curso de mestrado em Creative Writing na Univeristy of Glasgow, fiquei interessado.
Na última noite na cidade, encontrei couch surfers e um bar chamado 78. Onde serviam comida vegetariana bem barata, uma delícia.
Parti na manhã de sexta-feira para Amsterdam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário